Demo Blog

Adicionando conteúdo ao final de um arquivo usando as classes FileStream e StreamWriter

by André Melo on Nov.22, 2009, under , , , , , , ,

Nesta dica mostro como usar as classes FileStream e StreamWriter para adicionar conteúdo a um arquivo já existente. Note que usamos o construtor de FileStream que aceita o caminho e nome do arquivo e o modo que ele será aberto. Ao fornecer o valor FileMode.Append nós estamos informando que, se o arquivo existir, mais conteúdo será adicionando ao seu final. Do contrário o arquivo é criado.
Já no construtor de StreamWriter nós estamos fornecendo a codificação dos caracteres, neste caso, UTF-8. Para finalizar, escrevemos no arquivo usando os métodos Write() e WriteLine() da classe StreamWriter.

Veja o código:

static void Main(string[] args){
// vamos criar uma instância de FileStream. Note que neste
// construtor nós estamos informando o caminho e nome do
// arquivo e o modo de abertura do arquivo. Se o arquivo já existir
// o novo conteúdo é adicionado. Se não existir, o arquivo é criado
FileStream fs = new FileStream("dados.txt", FileMode.Append);

// já temos o FileStream? vamos fornecê-lo a um StreamWriter
StreamWriter sw = new StreamWriter(fs, Encoding.UTF8);

// vamos escrever ou adicioar conteúdo no arquivo
sw.WriteLine("Esta é mais uma linha");
sw.Write("Hoje é: ");
sw.WriteLine(DateTime.Now);
sw.WriteLine("Esta é a última linha");

sw.Flush();
sw.Close();
fs.Close();

Console.WriteLine("Acabei de escrever no arquivo");
Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
// pausa o programa
Console.ReadKey();
}
0 comentários more...

0 comentários

Postar um comentário

Procurando algo?

use o mecanismo de busca para pesquisar no meu blog:

Não encontrou o que procura? Deixe um comentário no post para que possa solucionar a questão!